sábado, 24 de novembro de 2007

carater do muçulmano- fonte: islã em linha

O CARÁTER DO MUÇULMANO

Obs.:O tema 'O Caráter do Muçulmano' é parte de uma série de khutbat (preleção da sexta-feira), proferidas na masjid do Rio de Janeiro pelo prof. Abdelbagi Sidahmed Osman. O visitante do site poderá verificar seu conteúdo a cada semana.

Os pilares do Islam e os princípios morais:
O profeta Mohamad (S.A.A.W) definiu como um dos primeiros objetivos do seu envio como mensageiro de Deus, ao dizer " Pois eu fui enviado para completar o bom caráter ".
A devoção a Deus não significa aprimorar determinados movimentos sem sentidos ou cultos enigmáticos, mas na verdade são exercícios que prepararam o indivíduo para viver com retidão e boa moral e persistir em se apegar a tal moral por mais que mudem as circunstâncias.
A oração (Salat):
"Observa a oração, porque a oração preserva contra a obscenidade e os ilícitos …" Alcorão 29:45
O versículo alcorânico descreve a finalidade da oração (Salat), que é afastar o homem das obscenidades e do mau comportamento, no que se refere a falas e atitudes.
Disse o profeta Mohamad (S.A.A.W) : " Disse Deus "pois aceito a oração do indivíduo quando nela demonstre humildade diante a minha grandeza, quando não aflija minhas criaturas, quando não insista em desobedecer-me, quando passe o dia mencionando-me, e quando tem piedade do pobre , do necessitado, das viúvas e dos acidentados".
O dito anterior indica a relação existente entre a oração e os aspectos sócio-moral e ambiental.
AZ-Zacat:
Muitos acham que a o pagamento do Az-zacat restitui um imposto sobre os bens, mas, na verdade, Az-zacat é uma das formas de implantar os sentimentos de afeto e carinho entre as diversas camadas sociais e fortalecer o mútuo conhecimento e o bom convívio entre as pessoas.
Disse Deus, o Altíssimo: "Recebe, de seus bens, uma caridade, que os purifica e os engrandeçe" Alcorão 9 :103
O profeta Mohamad ( S.A.A.W ) definiu com mais amplitude o sentido da caridade ao dizer: "Sorrir para seu irmão é uma caridade, ordenar a prática do bem e proibir a prática do mal é uma caridade, orientar uma pessoa perdida no caminho é uma caridade, tirar a sujeira, ossos e espinhos do caminho das pessoas é uma caridade, colocar água no recipiente do seu irmão é uma caridade, guiar um cego no caminho é uma caridade."
O dito anterior demonstra as diversas formas de se fazer caridade, além de evidenciar suas implicações sócio-econômicas, morais e ambientais .
O Jejum (Siám):
O ato do jejum não é apenas abster-se do consumo de alimentos sólidos e líquidos durante um determinado intervalo. Pelo contrário, o jejum é um largo passo para que tenhamos um controle permanente sobre nossos impulsos e a nossa voracidade. Disse o profeta Mohamad ( S.A.A.W ): " Quem não abandonar o falso testemunho, a mentira e as práticas decorrentes deles, Deus não precisa que tal indivíduo deixe de comer e beber. " E disse também: "O jejum não é apenas deixar de comer e de beber, pois o jejum é abandonar as palavras inadequadas e a prática do sexo ilícito e se alguém fizer uma ignorância contra ti ou insultar-te , diga então : Eu estou em jejum. "
Disse Deus, o Altíssimo:" Foi prescrito para vós, como foi prescrito aos vossos antepassados, a fim de alcançardes a temência a Deus" Alcorão 2 : 183
O versículo anterior explica que a finalidade do jejum é aprimorar o comportamento do indvíduo através da observância às ordens de Deus.
A peregrinação (Hajj):
Aluuns acreditam que a prática de Hajj não deixa de ser uma visita a lugares sagrados, como se faz em determinadas religiões. O Alcorão assim determina a finalidade de tal prática:
Disse Deu, o Altíssimo: "A peregrinação se realiza em determinados meses. Quem a empreender deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polêmica. Tudo que fizerdes de bom, Deus o saberá. Equipai-vos das provisões, mas sabei que a melhor provisão é a temência a Deus. Temei-Me, pois, ó sensatos." Alcorão 2:197
Conclusão:
Todas as formas de devoção mencionadas acima, apesar de serem diferentes na sua forma, encontram a sua finalidade no que foi esclarecida pelo Profeta Mohamad ( S.A.A.W ) quando disse : "Pois eu fui enviado para completar o bom caráter ".
Se o indivíduo muçulmano não tirar proveito dessas práticas a ponto de se purificar e não conseguir através desses atos aprender como aperfeiçoar seu relacionamento com Deus e com as pessoa, tal sejeito certamente estará muito arruinado.
Disse Deus, o Altíssimo: "E quem comparecer como pecador, ante seu Senhor , merecerá o inferno, onde nem poderá morrer nem viver. E aqueles que comparecerem ante Ele sendo fiéis e tendo praticado o bem, obterão as mais elevadas dignidades; Jardins de Éden, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Tal será a retribuição de quem se purifica."Alcorão 20:73-76
A fragilidade do caráter indica a fragilidade da fé
Disse Deus, o Altíssimo: "Ó fiéis, temei a Deus e permanecei com os verazes!". Alcorão 9:119
Os versículos têm vários chamamentos; um deles é dirigido aos crentes (fiéis) e sempre quando há um chamamento desse tipo há uma ordem em seguida, como se vê no versículo anterior. Isso nos leva a entender que a crença e a moralidade não se separam na doutrina islâmica.
Disse o profeta Mohamad (S.A.A.W) : "Ter vergonha e ter crença são sinônimos inseparáveis; quando se ausenta uma, ausenta-se a outra.".
O ser que maltrata seus vizinhos é condenado severamente pela religião, conforme o dito do profeta : "Por Deus, não tem crença, por Deus, não tem crença , por Deus, não tem crença. Os companheiros do profeta perguntaram: Quem será o mensageiro de Deus? Ele respondeu : o sujeito que seu vizinho não tem sossego por sua causa." . Em outro dito disse o profeta ( S.A.A.W ): "Quem acredita em Deus e no Dia do Juízo, que fale bem ou que se cale.". Há outro dito em que o profeta foi perguntado sobre uma mulher que era mencionada por muito jejum, muitas orações e muita caridade que praticava, mas maltratava seus vizinhos. O profeta disse: ela irá para o inferno. Perguntaram sobre outra mulher que era conhecida pelo pouco jejum, poucas orações e dava caridade com pedacinhos de queijo, mas, tratava bem a seus vizinhos. O profeta disse: ela irá para o paraíso.
Os ditos demonstram que a oração, o jejum e a caridade, se não impedirem o sujeito de ser mau caráter, não vão lhe adiantar de nada no Dia de Juízo. Além de demonstrarem a forte ligação entre a prática das devoções e o bom caráter.
Portanto, a crença, a retidão e o bom caráter são elementos ligados e inseparáveis.
Disse o profeta Mohamad (S.A.A.W) : " Por acaso sabem quem é o falido? Responderam os companheiros: o falido entre nós é aquele que não possui bens nem dinheiro. Disse o profeta: o verdadeiro falido é aquele que se apresenta a Deus no dia dia do Juízo Final com muitas orações, muito jejum e muita caridade, mas, também insultou fulano, falou mal de fulano, apropriou-se indevidamente dos bens do fulano, derramou o sangue do fulano e agrediu fulano. Então, tomar-se-á dos seus méritos e serão adicionados aos de todas as pessoas por ele atingidas, até acabarem seus méritos. Em seguida, serão tomados os deméritos dos outros e adicionados a ele e no final será arrastado e jogado no inferno."
Disse também o profeta Mohamad (S.A.A.W) : "Três características, quem as tem será hipócrita, mesmo que jejue, reze, tenha feito a peregrinação e se declarado muçulmano, são : quando fala mente, quando promete não cumpre e quando lhe é confiado algo trai. "
E Que a paz de Deus esteja com o profeta Mohamad.

Nenhum comentário: